Lágrimas de Fogo

Por: Maria Willis, Fernanda Bueno e Juliana

Em uma vila longínqua, havia uma menina chamada Tina que adorava se aventurar, é  simpática e muito curiosa. Tina era alta, de olhos azuis, adorava explorar o bosque que havia perto da vila.

Certo dia ela estava andando na mata, quando avistou uma casinha que morava uma senhora  chamada Agnes ela é  baixa, magra, cabelo curto e  branco é  cega porém sabia tudo que acontecia ao seu redor. Quando Tina viu Agnes se assustou  por ter encontrado alguém no meio da  mata. Já era muito tarde quando a velha pediu para a menina entrar. Quando a jovem entrou ela viu que  era apenas uma casa normal, como estava ficando  muito tarde Agnes acompanhou Tina até sua casa, o caminho era longo, escuro e sombrio e a única coisa que Tina sentia medo

No dia seguinte a garota decidiu voltar para falar com  Agnes  para agradecer por ter a companhado , quando Tina estava chegando viu  que a casa não estava no mesmo lugar e sim um castelo gigante, que morava uma jovem bruxa, de cabelo longo, loiro e olhos azuis esverdeados e era muito bonita. Agnes  viu que a garota tinha uma coisa diferente que ela era muito bondosa, e tentou se aproveitar da bondade de Tina, começou a mandar  ela  fazer o mal as pessoas mas ela não quis obedecer então a linda bruxa ficou muito brava e jogou um feitiço para que ela chorasse lagrimas de fogo.

Ela pesquisou em vários livros durante dias e dias e a única coisa que encontrou foi uma flor azul que curava todas as doenças e feitiços. Essa flor ficava no topo do castelo da feiticeira da bondade a antiga rainha da vila que foi aprisionada em seu castelo pela feiticeira da maldade, que atualmente assombrava as pessoas que passavam pelo bosque. Sem saber o que fazer ela decidiu ir atrás da flor. No dia seguinte, ela pegou sua mochila e voltou para o bosque, mas Tina sabia que antes de chegar ao castelo tinha mais quatro obstáculos, o castelo da Feiticeira da Água,  de Fogo, Ar e Terra e partiu sozinha, com a ousadia de mil cavaleiros. Quando chegou no bosque não sabia direito o que fazer mais sabia que seria a aventura  mais perigosa  que iria fazer na sua vida.

Quando chegou no  pé da colina que era muito alta e quieta  ficou pensando sobre subir e enfrentar as feiticeiras, e decidiu ir a caminho do primeiro obstaculo, foi andando entre a mata escura e não achava nada, depois de muito tempo começou  a ver  um castelo não muito grande, logo pensou em voltar para casa mas pensou também nas dores e queimaduras que já tinha causado em si mesma por causa do feitiço.

Chegando perto do castelo viu uma ponte que dava para a entrada, quando ela entrou viu algumas posas e goteiras de água que caiam pelo chão e fazia um barulho muito alto, logo pensou que era a feiticeira de água, foi até o topo do castelo e viu um trono alto feito inteiramente de Água que se parecia com uma onda, logo surgiu uma moça de cabelos azuis, de olhos castanhos, chamada Água Serina. A bruxa disse para as duas fazerem uma aposta se Tina ganhasse ela abriria espaço entre as árvores para ela passar se ela vencer Tina volta para casa, a garota não sabia que dizer mas ela aceitou a aposta,

Bem na hora, a menina foi parar no meio do mar e se escuta uma vos dizendo a aposta e o seguinte eu duvido você sobreviver um dia no meio do mar, o mar estava bravo, mais para começar decidiu pegar uns peixes para comer, e por sorte ela tinha quatro garrafas de água em sua mochila, já ia anoitecendo quando a bruxa teleportou a garota de volta para seu castelo e disse você conseguiu.

Na mesma hora ouve-se um barulho de folhas e galhos quebrando dormiu perto do castelo e voltou a busca na manhã seguinte. Ela seguiu em frente até que a passagem entre as árvores se fechou e ela disse agora é sem volta e foi enfrentar o próximo obstáculo.    

Chegando perto do próximo castelo o vento só trazia fumaça e a visibilidade era quase zero até que avistou um castelo um pouco menor do que aquele de antes. O castelo era feito de carvão e cinzas algumas até pegando fogo. Quando ela estava para chegar no topo avista-se uma mulher de cabelos de fogo e logo pensou “essa é a feiticeira de fogo”, ela era alta e tinha um vestido cheio de chamas e chamava-se Elisa.

Sem pensar, Tina foi em direção a ela. Quando chegou perto dela Elisa disse “você terá que me vencer em uma disputa que durará até uma de nós desistimos”. Sem querer voltar atrás, Tina aceitou a batalha e começou! A feiticeira ficou com o cabelo em chamas e começou a atacar a jovem menina que pegou em sua mochila uma de suas garrafas da água e a feiticeira na hora falou “eu desisto” e pode ouvi-se o mesmo barulho de folhas e galhos quebrando.

Seguindo em frente a pequena corajosa sabia que estava indo para uma das feiticeiras mais fortes, a floresta cada vez ficava mais fria e mais fechada, o vento cada vez mais forte ele não parava mais, soprava com toda a força como se logo a frente estava acontecendo um tornado. Neste momento, Tina achou uma caverna que não batia tanto vento e, já que estava escurecendo, ela decidiu passar a noite por lá.

 Logo cedo, o vento já tinha começado a soprar e Tina decidiu seguir em frente, andou algumas metros e encontrou um castelo feito inteiramente de nuvens e entrou. O castelo era claro e bonito, e logo a menina ficou curiosa para saber como era sua feiticeira, e logo viu de longe a feiticeira se aproximar: de cabelos longos e azuis, seu vestido preto era lindo.

Quando a linda feiticeira avistou a menina disse “você não é forte para me derrotar”, e logo veio uma rajada de vento em cima de Tina, a enfeitiçada garota foi parar no meio de uma prisão feito de nuvens, e de tanta dor e sofrimento, Tina começou a chorar. Neste instante, a feiticeira, com dó da menina ouvindo os gritos da pobrezinha, deixou a menina amaldiçoada passar.

Seguindo em frente avistou uma árvore grossa e alta em formato de um castelo, Tina pensou que era a feiticeira da terra, essa era a mais forte bruxa, e a pobrezinha subiu na árvore e viu uma moça alta de cabelos dourados, linda e elegante , sentada em um trono lindo, talhado em um tronco de uma grande árvore.

Mesmo sendo a mais forte não mandou Tina fazer nada, só pediu para a menina fazer um juramento, o brilho que havia em seu cristal um pouco em cima do seu umbigo já era pouco, isso queria dizer que seu elemento, a natureza, estava sendo devastado pelos homens gananciosos. A pequena desesperadamente feliz, fez o juramento e se ouviu novamente o barulho de galhos quebrando, ela seguiu em frente em busca da pequena flor.

Mais adiante na floresta, Tina viu um cateto branco lindo, era alto e aparentemente muito antigo, a pequenina ficou ali parada olhando o castelo por cinco minutos. Quando subiu viu a mulher mais bonita de todos os tempos, seus cabelos eram brancos e leves, seu vestido era branco de rendas, muito chamativo.

A nova mulher em frente a Tina era de coração nobre, e Tina, por ter subido no castelo, conseguiu libertar a feiticeira. Com bondade, deu a Tina em troca da liberdade, a possibilidade de pegar em seu castelo qualquer coisa que lhe desejasse, Tina viu a pequena flor e chegou mais perto e, finalmente, conseguiu o que queria.

Dalia Negra

Por: Bianca Gomes,Luiza Miranda,Bruna Fernandes e Isabella Pereira-

Em uma noite escura e sombria onde não se ouvia muitos barulhos, apenas folhas sendo mexidas por animais, havia um caçador que estava atrás de um alce, quando uma velha senhora apareceu do nada na frente do caçado. Mas, o caçador nem ligou, passou reto sem se preocupar, pensou que era tudo de sua imaginação, pois já estava tarde e muito escuro. Adiante a velha apareceu em sua frente de novo e lhe disse:

– Cuidado, não faça nada que depois se arrependerá !

Ele nem ligou para o que ela disse, pois ainda achava que era tudo coisa de sua cabeça. No fim ele conseguiu capturar o Alce e matá-lo. Ao chegar em casa, foi direto para cama dormir, estava cansado e seu dia tinha sido duro e intenso.

Em seu sonho, ele estava naquele mesmo lugar de sua caçada, achou estranho,pois o lugar parecia cada vez mais diferente. De repente sentiu um vento muito gelado em suas costas quando se virou, viu em sua frente aquela velha que ele não havia dado importância em sua caçada. Dessa vez ele parou para ouvir o que ela havia para lhe dizer:

– Eu lhe disse, agora já foi, irá se arrepender- ele não entendia o que ela estava dizendo- você terá uma filha bela, gentil, inteligente, será muito boa, porém tenha cuidado!

Quando a velha sumiu, o caçador acordou assustado. No dia seguinte sua mulher chegou com a noticia que estava grávida, o homem se espantou, até ficou branco,sua mulher preocupada, lhe perguntou se estava tudo bem, ele a contou tudo o que havia acontecido até a parte do sonho, ela nem se importou,achou que era tudo uma grande besteira, mas ele sim,acreditava. ficou o tempo inteiro da gravidez pensando nisso e o medo só aumentava.

Quando o bebê nasceu, seus pais decidiram que seu nome seria Alison, e decidiram que não iriam contar nada do que havia acontecido para a menina.

Seus pais não percebeu nada incomum com a garota, pois ela era uma menina linda, gentil, inteligente e amorosa. Mas desde do nascimento do bebê, a cada noite morria alguém até a menina completar 5 anos e as pessoas da vila não sabiam a causa das mortes. Até que finalmente eles tiveram coragem de olhar, quando olharam da janela havia um monstro atrás dessas pessoas. Começaram a achar estranho, pois aquele monstro, só matava caçadores.

A menina fez amigos, Matheus, que era um menino gentil, bondoso e muito inteligente e Valentina, uma menina muito bela, inteligente, gentil e fazia amizade com todo mundo.Mas ela não podia sair com seus amigos a noite, pois todos tinham medo da Dalia negra que ninguém sabia quem era.

Em seu aniversario de 15 anos, Matheus, Valentina e Alison saíram para comemorar,antes de Alison sair de casa seus pais lhe disseram:

– volte para casa antes de anoitecer, pois a vila anda muito perigosa.

– Ok, voltarei antes de anoitecer.

Eles saíram, foram para uma balada essa balada não era tão perto de suas casas. Se divertiram a tarde toda, mas eles perderam a noção do tempo e quando viram o sol já estava acabando de se pôr e a lua já estava começando a brilhar. Saíram da balada e começaram a correr o máximo que podiam, mas no meio do caminho, quando já estavam vendo as luzes das casas, perceberam que Alison tinha ficado para trás, viraram e a viram se transformar em um monstro, a Dalia Negra, eles ouviam boatos e lendas sobre esse monstro, seguiram ela para ver o que ela faria. Quando foram ver, ela estava com o pai de Matheus, que era um caçador, em suas garras. Ele achando que já que era amigo dela, ela não o machucaria. Então pulou em suas costas para salvar seu pai, mas a Dalia nem se importou com o menino, pois quando Alison se transformava em Dalia Negra não tinha noção do que estava fazendo nem reconhecia seus amigos.

No momento em que o menino pulou nas costas do monstro, Alison que já não tinha controle de seu corpo, deu lhe uma unhada que lhe acertou o coração e ele foi parar longe. Mais tarde, a Dalia logo voltou a ser quem era, pois ela conseguiu ter controle de sua mente pelo que havia acontecido, ficou triste. Valentina desesperada foi ver como Matheus estava, o menino já não mais respirava. As duas meninas começaram a chorar, era uma dor que não tinha explicação. Perder um amigo muito próximo foi difícil para elas, o pai então não parou de chorar, foi logo para casa com o menino em seus braços, contou para sua mulher. As meninas ficaram muito triste pelo resto da semana. Cada vez que lembravam de Matheus elas riam e choravam muito, eles três viveram tantas coisas. Alison não acreditava que havia matado seu melhor amigo, era uma culpa imensa, ainda mais com os pais de Matheus tristes e bravos com ela. Ela ficava explicando que não tinha controle, pedindo desculpas e chorando ao mesmo tempo  Todos da vila ficaram tristes com o ocorrido.     

Alison, então, decidiu conversar com seu pai, que lhe disse tudo que havia acontecido e falou que talvez  se ela encontrasse a velha de novo e conversasse conseguiria convencer ela. A menina chamou sua amiga para ir com ela, entraram na floresta e procuram pela velha quando a encontraram e pediram para retirar sua maldição e aconteceu, nunca mais viram a Dalia Negra naquela vila.

 

As taças do amor

Por: Isabella Pereira, Marcela Mafra e Gabriella Schmitt

Vladimir Kush 1965 - Russian painter - The Surreal Landscapes - Tutt-Art 10

Nesta imagem, podemos perceber que há 2 taças com uma mulher dentro de cada e, as mulheres estão tomando vinho.

Também se você parar para pensar a cachoeira pode ter o formato de uma taça.   

A flor entre as duas taças nos lembrou o filme “A bela e a Fera”, pois há uma rosa desse mesmo tipo no filme, que representa o amor da Fera pela Bela, e na imagem, ela é a decoração da mesa, mas também pode significar o amor entre as duas mulheres.

A mesa parece o tronco de uma árvore, pois não tem uma certa sequência de linhas, mas também parece ser baixo, que faz nós lembrarmos um pouco do filme.

Indicação Literária “Teleco, O Coelhinho”

Por: André, Isabella, Artur, João Makul e Bianca

Lemos o conto “Teleco o coelhinho”, que conta sobre um coelho que pode se transformar em diferentes coisas, não era muito grande, mas era muito esperto, e neste conto também há seu amigo (nome não estava apresentado no texto) um homem, alto e amigável.

 

Eles se conhecem na praia, desde esse momento começaram a conversar e se tornaram amigos. Foram morar juntos em uma grande casa, até que um certo dia, depois de trabalhar, o amigo de Teleco estava voltando para a casa quando viu que seu melhor amigo estava nos braços de Tereza, uma linda e doce garota que era  namorada de seu amigo. Quando avistou esta cena ficou muito bravo e expulsou Teleco e Tereza de sua casa, os dois correram para o circo e…

 

A história ocorreu há muito tempo atrás pois as poucas descrições que haviam demonstravam ocorreu mais ou menos no século XVIII. Achamos o conto pouco literário, pois havia poucas descrições  de lugares e personagem, também achamos estranho a Tereza aparecendo do nada, pois nem houve descrições de onde que ela tinha aparecido nem como havia aparecido. Nós achamos o conto um pouco estranho, pois seu final não era aberto era meio fechado.
Mas o texto não deixa de ser interessante porque é criativo e o elemento fantástico utilizado pelo autor é bem diferente.

Indicação literária do conto “ Além do Bastidor”

Por: Ana, Lucca, Victoria e Fernanda Bueno.

O conto “ Além do  Bastidor ” foi feito para os leitores gostam de acontecimentos fantásticos. Esse conto foi feito especialmente para esse tipo de leitores, pois ele, em nossa opinião, é um conto que exige muito da criatividade e imaginação do leitor, pois a história é sobre uma menina muito humilde e pobre, que adorava tecer, mas um dia, ela estava no meio de uma tecelagem usando sua imaginação para criar um jardim cheio de frutos, pássaros, flores, etc.

Até que um dia ela ficou com uma vontade de desfrutar desse lindo jardim. Então de repente num piscar de olhos, a menina meio confusa se viu no belo jardim que tecerá.  Aproveitando a situação a menina começou a comer frutos roxos de uma árvore, e depois disso ela saiu, mas todo dia ela tecia mais e voltava para dentro do bastidor, mas um dia foi diferente quando ela entrou e foi comer os frutos e aproveitar o jardim a irmã mais velha a costurou sem saber que era ela dentro do bastidor e ela ficou lá pra sempre.    

 

Indicação Literária do “Teleco, o coelhinho”

Por: Eric, Gabriel, Luiza, Marcela e Teresa

Lemos um conto chamado “Teleco, o coelinho” de Murilo Rubião. A história conta sobre um coelho que tinha o dom de se transformar no animal que ele quisesse, ele vivia uma vida comum e simples como qualquer coelho. Um dia ele encontrou um homem, que é o narrador da história, e pediu um cigarro, então, depois de um papo, eles ficam amigos e decidiram morar juntos. No início os dois amigos gostaram da ideia, mas depois não estavam se entendendo, pois as transformações de Teleco atrapalhavam o narrador.

Um dia o homem, ao chegar em casa, viu Teleco transformado em canguru, com uma mulher chamada Tereza. Ao longo da história, o narrador começa a se apaixonar por essa mulher. Então o homem decide pedi-la em casamento….E se quiser saber o final, leia esse conto fantástico.

Nós gostamos muito desse conto, mas achamos uma história bem complicada de se entender, mas mesmo assim, é muito interessante. E por isso exige muita atenção dos leitores. Achamos esse autor, Murilo Rubião, muito bom e detalhista.

Indicação literária do conto “O homem muito velho com asas enormes”

Por: Bruna Fernandes, Enzo Mazzo, João Rojz e Juliana Miike

Para a atividade de indicação literária lemos, em grupo, o conto fantástico chamado “ Um homem muito velho que tinha asas enormes”, de Gabriel Garcia Márquez.

O conto se passa na casa de Pelayo, Elisanda e uma criança. A criança estava doente, até que um dia Elisanda viu  um “anjo” cair, que mais parecia um velho com asas de morcegos siderais. Elisanda e Pelayo tiveram a brilhante ideia de cobrar dinheiro para ver o “anjo”, mas ele era agredido. Com tudo isso um padre ficou sabendo da história e foi até o local para “testar” o anjo, ele chegou à conclusão de que aquele velho não era um anjo  porque não sabia falar a língua de Deus.

O “anjo” começou a perder as penas de suas asas, e as recuperou de um jeito muito intrigante, e só lendo você vai descobrir o que vai acontecer.

Este conto foi escrito com palavras muito difíceis e profundas e desta maneira dificulta a leitura, o texto precisa de muita atenção e concentração. Para ficar mais fácil para lermos fomos parando em pequenos trechos e fomos sintetizando em cada parte.

Observando a imagem…

Por: Bianca Gomes e Maria Mendonça

Vladimir Kush 3_zpseku0cana

Observando esta imagem nós  percebemos que o autor quis representar a leitura densa, pois é como se você estivesse lendo um livro e entra no mundo dessa história, parecendo que a história realmente existe.

Outra coisa que chamou a nossa atenção é que há um barco que está sendo totalmente iluminado pelo sol, ele parece também é da história, pois suas velas são de papel que provavelmente pertence ao livro. E algumas conchas que na mesa ao lado do livro.

No lado esquerdo está um pano que pensamos que seja uma cortina e já que os pássaros estão voando, o vento das suas asas estão fazendo com que a cortina se mova.

Descrição fantástica: African Sonata (Vladimir Kush)

Por: Lucca Mafra e Henrique Nedel

african-sonata

AFRICAN SONATA – DE VLADIMIR KUSH 

Um dia tranquilo na Savana músical, em que vemos uma grande orquestra cantando em meio ao escaldante Sol do deserto. Nele se apresenta diversos instrumentos, como pratos rebeldes, que se separam de suas baterias, servindo se de altas e densas plantas que também são trombones, trompetes saxofones, que fazem o sua música espetacular, com o calmo e belo vento que corre nesta tarde.

Porém a platéia se apresenta com belíssimos cisnes que apreciam as melodias tocadas, concentradamente.

Mas os maiores astros da apresentação são os grandes elefantes que tocam alegres e constantemente felizes com a sua bela família musical.

Ao redor do espetáculo sempre tendo acompanhado do denso deserto, com suas nuvens embasadas com as belas e famosas notas musicais, saindo da sintonia de um belo vulcão se fazendo de maestro.

Separado de sua manada, havia um cervo intrometido na orquestra, querendo se juntar ao belo grupo que era incrível, porém se depara de tão feliz que já sai tocando sua bela arpa, se juntando ao seus chifres, compostos com os mágicos fios musicais.